A Marcelo Neves Art Gallery em São Paulo está apresentando obras da artista italiana Laura Altobelli nascida em Pavia, região da Lombardia.
Recentemente a artista recebeu o primeiro prêmio na Exposição Internacional de Arte Contemporânea, “L”Arte Tutela la Natura e L”Umanita” na Galleria Milanese que teve como curadora a Dra.ssa Roseli Crepaldi . E de acordo com o regulamento da exposição citada a Galleria Milanese ofereceu à vencedora do primeiro prêmio uma exposição em São Paulo. O contrato feito entre a Galleria Milanese e a Marcelo Neves Art Gallery possibilitou a exibição de duas lindas obras de Laura Altobelli no Brasil. A curadora e gestora de arte Rosita Cavenaghi da Marcelo Neves Art Gallery, que acompanhou as obras de alguns de seus artistas na exposição em Milão, tece os maiores elogios à artista italiana.
Laura ilumina as ideias na arte através de um processo criativo preciso, mas sempre instintivo, e trabalha abaixo do nível da consciência, esclarecendo assim em um momento inesperado, o desafio consigo mesma.
O trabalho de Laura Altobelli, graças à espiritualidade da arte abstrata, confere à tela seus coágulos de cores liquefeitos facilmente reconhecíveis, principalmente azuis e verdes, e embelezados com brilhantes engastes de ouro e cobre, com toda sua profunda simbologia.
Trajetória
Após o liceu artístico, obteve duas bolsas em técnicas de restauro e fresco, frequentou um curso de especialização em Designer de Interiores e obteve uma gestão em Património Cultural. Após anos de experiência como Designer de Interiores para marcas de destaque em Milão, em 2014 chegou a Pavia, cidade natal, para inovar completamente uma fábrica de móveis da qual, até hoje, é diretora de arte. Algumas de suas obras estão expostas permanentemente no showroom. O desafio diário de Altobelli pretende dar forma e carácter aos espaços através de um estilo que lhe permita expressar o seu próprio Ser, fundindo tudo na Matéria, elemento chave para despertar emoção, estímulo e paixão na alma do observador. Nos últimos anos, sua dedicação à arte e o desejo de estar em sintonia com as pessoas foram expressos em obras fortes e de traço inconfundível. Nas suas obras a desconstrução do espaço é a protagonista, em que a fruição da sensação ótica permanece através de uma saturação de cores e efeitos de luz criados através da utilização de materiais, como a folha de ouro/cobre. A cor é assim o principal canal expressivo de visões e sentimentos interiores, enquanto a matéria torna-se pura projeção de liberdade e paixão para conduzir sempre ao conflito/harmonia entre luz e espaço, tema essencial da sua arte. Inúmeras colaborações com críticos internacionais e casas de moda. As pinturas do artista passaram a fazer parte de muitas coleções particulares e foram escolhidas para encontros e exposições internacionais como ocorre agora na destacada galeria em Pinheiro, São Paulo
Em Milão, a Galeria Marcelo Neves apresentou obras de destacados artista como o escultor Marcelo Neves, Walmir Teixeira, Gisele Faganello, Fernanda Franco, Ivanir Sonda e Markora.